Skip to content

Top 5 Livros de 2016

Nos últimos anos tem sido uma correria para ler mais livros e livros muito bons. Em 2014 apresentei n’O Macaco os 21 livros que li durante o ano e o que neles aprendi. Em 2015 não vos macei com a lista dos 43 livros que li (mas se quiserem falar sobre isso estou mais que disponível) e selecionei apenas 5 livros para mostrar no blog.

Este ano não li tantos livros, fiquei-me pelos 29, e volto a apresentar os meus 5 livros favoritos. Este foram aqueles que me divertiram e ensinaram mais ao longo deste ano. As imagens e links pertencem ao goodreads.com.

Nascidos para correr – Christopher McDougall

Este foi de longe o meu livro favorito de 2016. Levou-me em pesquisas profundas sobre corrida, sobre o melhor sapato para correr (ou a ausência dele) e inspirou-me a completar a minha primeira meia-maratona. Arrisco até escrever que este foi o livro mais inspirador que tive oportunidade de ler, na vida! Mas sem pressão ok? Se não o quiseres ler, e não ficar inspirado, tu é que sabes.

“Nascidos para correr” e “Comer e Correr “foram os dois grandes livros do ano, que mereceram um longo post aqui n’O Macaco de Imitação. Nesse artigo vais conhecer uma tribo mexicana de ultra-maratonistas, qual a melhor técnica para correr para não ficar cansado e evitar lesões e e e…lê o livro que depois falamos.

As Primeiras Quinze Vidas de Harry August – Claire North

Harry August não tem uma vida típica. A morte para ele não é o fim, mas o início porque ele volta ao local de nascença e pode fazer tudo novamente. E mais não digo porque ia spoilar um dos melhores livros que li este ano. Mas este livro não é para todos, admito. Mas se gostas de ficção científica e de viagens no tempo e histórias grandes…

Por Que Engordamos: E O Que Fazer Para Evitar – Gary Taubes

Resumindo este livro numa frase: Não comas hidratos de carbono refinados – massa e arroz e pão e refrigerantes e bolos – e vais emagrecer. É tão simples quanto isso, e resulta, porque eu experimentei e emagreci 5 kg em 5 meses (e estava fixe quando comecei esta experiência).

Neste livro vais conheer os diferentes macro-nutrientes na alimentação e o que eles fazem no teu corpo. Vais aprender a comer melhor. E vais olhar com…outros olhos, para o exercício físico. Este livro muda vidas!

Elon Musk – Ashlee Vance

Não conheces o Elon Musk? O homem que reinventou o carro elétrico? O responsável pela Tesla e por ter tornado os carros elétricos numa moda fixe? Ou aquele gajo que também reinventou a indústria espacial, tornando os rockets 10x mais baratos e reutilizáveis? O homem que quer colocar 1 milhão de pessoas em marte? Um dos fundadores do PayPal? Provavelmente uma das pessoas mais bem intencionadas e inspiradoras do mundo? Não conheces? Então lê este livro pá!

Comer e Correr – Scott Jurek

Começamos e acabamos esta lista com livros de corrida. Eles merecem pelo impacto que tiveram no meu 2016.

Neste livro vais conhecer Scott Jurek, um dos maiores ultra-maratonistas do mundo. E o que é isso? É malta que não fica contente com uma meia maratona (21km) ou maratona (42km). É malta que corre 50km, ou 100km, ou 130km ou até 160km de uma vez. É malta que corre nas piores condições possíveis, seja calor ou frio intenso, ou subidas aterradoras, e que o faz porque adora correr. E é malta que inspira os outros, porque quem corre tanto tempo e em condições tão extremas, tem uma cabeça espetacular.

Bonus – blog WaitButWhy

Este ano não foram só livros; também li grandes blogs. E não há melhor que o WaitButWhy e os seus longíssimos posts sobre inteligência artificial, ou procrastinação, ou sobre Elon Musk, ou alguns artigos que colocam a vida em perspectiva. Sempre com muito humor, estes posts são das minhas leituras favoritas.

Tim Urban, o escritor do WaitButWhy, foi também ao principal evento do TED este ano. A sua talk é hilariante e foi um sucesso. É uma boa introdução ao que ele escreve. E com ela acabo este post:

Conhece a página do Facebook d’O Macaco de Imitação.

Artigos relacionados: